Cresce no Brasil o ensino a distância

domingo, 15 de maio de 2011

Quase 7 milhões estudam pela web
Marcela Fonseca
Praticamente sete milhões de internautas brasileiros aderiram à Educação a Distância (EAD) e realizaram cursos online. Esse dado faz parte do resultado de um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado ontem.
Quase 7 milhões estudam pela web
De acordo com Luís Claudio Kubota, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, a pesquisa foi baseada no número de internautas existentes no Brasil em 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 63 milhões na época.
“A pesquisa apontou que 11% dos internautas fizeram uso de cursos online naquele ano”, disse ele, que ressaltou a importância da EAD.
“Essa tecnologia propicia a inclusão, tem muito potencial e deve ser utilizada como instrumento para chegar em áreas remotas”, comentou.

Segundo os números divulgados, a procura por cursos a distância é bastante parecida em todo o território nacional. A região Sudeste deteve 12% dos alunos dos cursos na modalidade. A região Centro-Oeste concentra 11%; Norte, 10%; e a região Sul tem índice de 9% dos alunos que cursaram EAD.
A pesquisa aponta ainda o perfil dos alunos. De acordo com o Ipea, 21% deles pertencem à classe A; 11% são da região urbana; 16% têm entre 25 e 34 anos de idade; 12% são homens; 10%, mulher; e 22% possuem ensino superior.
De acordo com Kubota, a pesquisa do Ipea não aponta o que motiva a procura pelo curso de Educação a Distância, porém ele explica quais são as suas hipóteses.
“A questão da comodidade, mães com crianças pequenas. Nas grandes cidades tem também a questão do tempo e outra possibilidade pode ser o interesse desse aluno em estudar em determinada instituição que não existe fisicamente em sua cidade, mas que oferece cursos online”, disse.
“Exige disciplina”, diz estudante
Residente da cidade de Santo André, ABC paulista, a analista de sistemas Sandra Regina da Silva, de 44 anos, quando decidiu voltar a estudar, viu no curso online de Gestão de Pequenas Empresas, oferecido pela ETE Parque da Juventude, na Zona Norte, a oportunidade que precisava.
“Tenho formação superior, trabalho e durante a semana tenho de realizar 10 horas de aula, mas posso adequar o período de acordo com o meu horário. Mas o curso a distância exige disciplina”, disse Sandra.
Colega de classe de Sandra, a micro-empresária Márcia de Souza, formada em jornalismo, prestou vestibulinho atraída pela praticidade do curso online. “É preciso se empenhar, mas é um método interessante para quem não dispõe de muito tempo”, afirmou.
ETE tem curso online gratuito
Em São Paulo, a ETE Parque da Juventude, localizada na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, ao lado da Estação Carandiru do Metrô, oferece cursos técnicos presenciais e online gratuitos.  As inscrições estão abertas até as 15h do dia 29 de maio e podem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25.
Há vagas para os cursos de Administração Empresarial, Secretariado e Assessoria, Gestão de Pequenas Empresas (os três são ministrados através do método de Ensino a Distância Telecurso Tec). Tem também Enfermagem, Informática para Internet, Logística e Museu (presenciais).  O vestibulinho acontece dia 19 de junho, às 13h30. Informações: (11) 2221-0086 / 2221-0098 ramais 2008 e 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...