E se você ganhasse na Mega Sena?

segunda-feira, 16 de maio de 2011


Quando a bendita Mega-Sena acumula, passa a ser o assunto da semana. Há pouco tempo, estava pagando algo em torno de 90 milhões de reais para quem acertasse as 6 dezenas do sorteio. Quem nunca se pegou imaginando como seria a sua vida caso a deusa da boa sorte lhe contemplasse com uma bolada dessas?


Aqui no escritório, o pessoal fez a sua fezinha. E também travamos uma acalorada discussão sobre o assunto. Relembramos os famosos casos da mídia dos infortúnios daqueles que ganharam o prêmio e tiveram suas vidas desmanteladas por traições, discórdias e, até mesmo, total falta de inteligência financeira para gerir suas grandes fortunas.



Fiquei de fora do sorteio. Não que eu não quisesse ganhar um dinheiro inesperado. Não sou avesso a sorteios ou coisas do gênero. Por exemplo, mesmo sabendo que títulos de capitalização são um péssimo investimento, tenho alguns em meu portifólio. Deve ser legal receber uma boladinha fora de hora, um prêmio que não mudaria nossa vida drasticamente, mas ajudaria em algum projeto como comprar um apartamento ou realizar um curso de MBA. Agora, uma fortuna de 90 milhões de reais da noite pro dia me assusta.


Que sorte! Agora minha vida irá mudar para melhor!
Acredito que, quando as conquistas acontecem passo a passo, elas se revestem de um tom especial e singular. Gosto de olhar pra trás e lembrar das grandes alegrias em virtude do que hoje seriam pequenos feitos. Não que conquistar alguma coisa empreste algum sentido à vida, mas dá um certo sabor às nossas vitórias. De certa forma, as recompensas pelos nossos esforços nos estimulam a dar um passo à frente, mesmo que isso seja um mecanismo imaginário ou um truque de nossas mentes.


Tenho a impressão que ganhar 90 milhões de reais de uma hora pra outra tiraria alguma parte – ou a totalidade – desse encanto. O que você iria preferir: ter 90 milhões de reais na conta por conta de um mero golpe de sorte ou ter essa mesma quantia como fruto de seu trabalho e empenho sistemáticos? Como diria o Mahatma Gandhi, a satisfação está no esforço, e não apenas na realização final.


Vamos fazer um exercício? O que você faria se você ganhasse esse prêmio na Mega-Sena? Você iria trabalhar normalmente no dia seguinte, no mesmo emprego (caso seja empregado), ou no mesmo negócio (caso seja patrão)? Você contaria para os seus amigos e parentes ou tentaria guardar segredo entre os mais íntimos? Continuaria morando na mesma cidade, na mesma casa? Seguiria seus planos anteriores à bolada, baseados no seu antigo padrão de vida? Comente mais abaixo – e que a força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...