Mídias sociais não são brincadeira!

segunda-feira, 16 de maio de 2011



Poucos meses atrás, no bate-papo genérico prévio a uma reunião de negócios, ouvi o seguinte de um executivo:
VOCÊ na Rede
Eu estou no LinkedIn… o que?  Rede social?  Não, eu não uso redes sociais, não mexo com essas besteiras…
Duas coisas me chamaram a atenção nesta afirmação:
  1. O desconhecimento de que o LinkedIn é uma rede social;
  2. O preconceito contra o uso de redes sociais.
O fato é que este não é um caso isolado.  Muitos profissionais e executivos tratam o tema redes sociais como se não fosse importante para suas carreiras.  Até profissionais de marketing torcem o nariz quando alguém lhes diz que precisam investir mais em sua estratégia de comunicação na internet.
Estes mesmos executivos podem estar tomando decisões que afastam suas empresas de seu público.  Hoje em dia nem sequer faz mais sentido chamar as pessoas de “internautas”, já que os usuários da internet são a maior parte da população mundial (e certamente a parcela que interesse a sua empresa).   Estar fora da internet é uma irresponsabilidade gerencial, e uma grande perda de oportunidade para o profissional e a organização.
Para os executivos que ainda estão receosos, dou a seguir três pontos básicos nos quais vocês poderiam estar utilizando a internet no aspecto de negócios:
1 – Networking
Redes como o LinkedIn permitem a interação com clientes, prospects, parceiros,headhunters, consultores e outras pessoas importantes de seu mercado.  Permitem fornecer e adquirir conhecimento em grupos de discussão temáticos, e ampliar o alcance de suas idéias e sua exposição profissional.
2 – Informação de Mercado
Além de fornecer um grande volume de dados, as redes e ferramentas sociais costumam oferecer relatórios valiosos para a tomada de decisão.  Estes relatórios podem ser personalizados para que se alinhem com a estratégia da empresa, criando uma vantagem competitiva (ou pelo menos igualando sua organização à concorrência).
3 – Atendimento ao Cliente
Cada vez mais, o mercado se volta à internet para obter informações sobre produtos, fazer elogios e reclamações.   Não estar presente significa aumentar a insatisfação de clientes que tiveram algum problema, e perder oportunidades com potenciais clientes.
Como sugestão para os inseguros, fica a dica: eliminem o preconceito de suas mentes e comecem a procurar as oportunidades nas redes sociais.  Façam isto gradualmente, primeiro ouvindo cautelosamente, depois começando a participar gradualmente, quebrando pequenas barreiras em sua zona de conforto.   Aos poucos vocês verão que se abre um mundo de oportunidades e se perguntarão “porque não entrei nisto aqui antes?”.

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