Conheça as vantagens e precauções ao usar o Internet Banking

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quase todos que pensam em bancos visualizam filas e tempo perdido. Evitar isso soa como um oásis no deserto e é assim que ointernet banking tem funcionado para muita gente.
Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que 23% das operações bancárias realizadas em 2010 foram feitas pela internet, contra 31% de transações realizadas em caixas eletrônicos. O crescimento foi marcante, cerca de 27% em comparação a 2009.
Junto ao aumento do uso e das contas de internet banking, a pesquisa ainda revelou que os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) aumentaram 19% no ano passado. Tudo isso demonstra o solo fértil em que se encontra essa ferramenta.

Utilizando o banco de casa ou de onde você estiver, é possível ir muito além da simples transferência ouconsulta de saldo, você pode realizar investimentos, adquirir títulos, agendar e efetuar pagamentos, contratar empréstimos e mais uma infinidade de serviços que variam de banco para banco.

Segurança
A proteção durante as operações online sempre será um tópico delicado, já que estamos tratando de dinheiro. Cada banco possui um sistema de segurança específico, mas o usuário também deve tomar para si certas responsabilidades. Não se pode ser ingênuo: programas maliciosos, geralmente enviados via e-mail, sempre tentarão se alojar nos computadores. Os chamadoscrackers, fraudadores virtuais, geralmente fazem uso de assuntos que causam curiosidade, como polêmicas, humor, promoções, boatos, cartões virtuais e afins.
Para impedir ações do tipo, deve-se evitar abrir e-mails – mesmo de origem conhecida – que possuam anexados links ou arquivos suspeitos. Jamais, sob hipótese alguma, responda e-mails que solicitem seus dados bancários.
Quando seu computador já está infectado com o vírus Trojan, telas falsas que imitam as páginas dos bancos podem aparecer. Fique sempre atento porque, além de elas geralmente possuírem erros, solicitam informações diferentes das normalmente pedidas nas transações online.
Além disso, utilize, de preferência, apenas o seu computador pessoal para fazer as operações. Alguns bancos solicitam o cadastro de cada máquina do usuário, além de senhas adicionais, dispositivos eletrônicos portáteis e outros mecanismos para que o cliente esteja seguro.

Celular e Banco
A mesma pesquisa da Febraban noticiou um notável aumento das contas por dispositivos móveis. Em 2010, houve um avanço de 71,4%, em um total de 2,2 milhões de contas.
Os serviços por celular dão acesso às principais transações financeiras e consultas. Cada banco possui seus dispositivos de segurança e autenticação. Antes de aderir a uma conta, vale a pena conhecer bem todos os passos para se cadastrar, bem como as opções de proteção.

No site de cada banco há informações diversas sobre como acessar sua conta pela web, do computador e via dispositivos móveis. Veja aqui as opções de internet banking nas principais agências do país:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...