A definição de sucesso

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Para escrever sobre este tema pesquisei em diversos sites e revistas e pude concluir uma coisa: não existe uma definição única para o sucesso. Você sabe por quê?
Sucesso é um sentimento único e particular do indivíduo. Cada um o vê de uma maneira e é isto que faz com que não exista uma fórmula para alcançá-lo. Alguns acham que o alcançam quando conseguem uma boa remuneração, outros quando encontram um bom emprego, ou até mesmo o cargo dos sonhos, mesmo que a remuneração não seja assim tão boa.
Mas existe uma coisa que podemos identificar nos jovens da geração Y com relação ao sucesso: todos querem chegar lá muito rápido.

Buscar o sucesso é bom, pois faz com que o jovem corra atrás de seus objetivos, mas é preciso ter o pé no chão. Ter total consciência de que embora não exista uma fórmula ou receita de bolo para se chegar lá, é necessário trilhar um caminho que passa pela preparação, dedicação e perseverança.
Se o jovem não se atentar a estes detalhes pode correr o risco de se sentir frustrado sem necessidade. Afinal, uma carreira de sucesso não começa no primeiro emprego, ela começa ainda na escola quando o jovem se prepara para o mercado. Ser um bom aluno e buscar cursos para ampliar seus conhecimentos é o primeiro passo de muitos.
A dedicação deve ser algo presente todos os dias, pois não adianta você ser dedicado só por algum tempo, sua carreira não para nunca. Se a sua dedicação para, a sua carreira pode afundar. Então trabalhar bem e estar sempre atualizado deve ser sua tarefa diária.
Ter preparo e ser dedicado não é garantia de que vamos conseguir tudo aquilo que desejamos na primeira tentativa. É aqui que entra a perseverança, que se resume em nunca desistir de seus objetivos.
Acredito que sucesso é você ser feliz trabalhando com aquilo que gosta. A remuneração fica em segundo plano. E se você faz bem aquilo que gosta, o reconhecimento, inclusive financeiro, é só uma questão de tempo.
Tive a sorte de ter apoio e boa orientação desde muito cedo. Assim decidi fazer um colegial técnico na área de TI, cursar engenharia da computação e fazer diversos cursos pelo caminho. Toda esta preparação fez com que eu entrasse mais facilmente no mercado de trabalho e hoje posso dizer que, depois de passar por quatro empresas, estou trabalhando com aquilo que sempre sonhei que é o desenvolvimento para Web. Cheguei onde queria, mas podem ter certeza que não vou parar por aqui!
E para você o que é sucesso? 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...