O LinkedIn é uma rede social, como Orkut e Facebook, porém possui um cunho mais profissional e não apenas social. Contém headhunters, profissionais de grandes empresas, ofertas de emprego e comunidades do Brasil e do exterior. Funciona muito bem como ferramenta para manter e cultivar um bom networking profissional e oferece todos os subsídios para criar uma boa imagem e reputação online, incluindo recomendações de colegas e parceiros profissionais, o que torna ainda mais confiável a sua reputação.
Criado em 2003 nos EUA, o LinkedIn direciona seus usuários a criação de um verdadeiro currículo online, pois solicita informações a respeito de experiências profissionais, histórico acadêmico, atividades e especialidades relacionadas a profissão. O site tem crescido muito nos últimos meses, impulsionado pela crise mundial e já sendo uma tendência na internet. No Brasil e no mundo diversas empresas já aceitam o currículo exportado pelo próprio serviço.
Separei algumas dicas importantes para que o uso do LinkedIn seja otimizado e reverta em benefício direto para sua carreira e reputação online:
- Perfil: Informações meramente pessoais, que de certa forma não são necessárias em um currículo profissional são dispensadas no LinkedIn. Sempre que você quiser inserir algo no seu perfil, pergunte-se se isso poderia ser inserido no seu currículo profissional. Se a resposta for não, esqueça e deixe essa informação para o Orkut ou Facebook.
- Foto: Por ser uma rede social voltada a profissionais, requer uma foto mais formal. Não é necessário colocar uma foto de terno e gravata, porém também não se deve colocar uma foto do carnaval ou sem camisa na praia. Fica a critério do utilizador e da sua profissão a foto mais adequada para o perfil. Quando falta bom senso ao usuário o próprio serviço solicita a retirada de fotos que não considere adequadas.
- Conexões: O LinkedIn sugere que seus usuários se conectem apenas a pessoas conhecidas. Antes de iniciar qualquer contato com um outro usuário o sistema pergunta de onde você conhece aquela pessoa e é altamente recomendado que você adicione apenas perfis que possuem alguma ligação com você, seja ela virtual ou real.
- Comunidades: As comunidades são uma excelente oportunidade para expor suas idéias e opiniões. Existem comunidades sobre assuntos muito interessantes e que geram boas discussões e visibilidade para a carreira.
0 comentários:
Postar um comentário