Profissionalismo com originalidade

sábado, 30 de julho de 2011


Outro dia, um amigo me perguntou o que eu recomendaria para ele durante uma dinâmica em um processo seletivo. Na hora me ocorreram inúmeros conselhos, muitos vindos do senso comum, mas preferi dizer apenas: “Seja profissional e tenha originalidade”. Acredito que esses dois conceitos sejam o que as empresas mais esperam de nós, Geração Y.
Temos uma incrível capacidade de conciliar trabalho e vida pessoal. Tudo junto, misturado e feito na mesma hora. Além disso, temos certa resistência à hierarquias sem sentido, na qual manda quem pode e obedece quem tem juízo. Para nós manda quem merece e se conseguir, ser respeitado por isso. Essas características podem ser muito prejudiciais para nossa carreira, em qualquer área. É preciso manter uma postura profissional que respeite tudo o que veio antes e saber se colocar de forma construtiva.
Ao mesmo tempo em que precisamos manter esse profissionalismo, não podemos anular nossas grandes virtudes: somos jovens, temos um caldeirão de ideias na cabeça, coragem para ousar e facilidade de acesso e entendimento de tudo o que é novo. Esse mix resulta em um boom de originalidade muito interessante para as empresas, mas seu excesso pode ser considerado ruim e até mesmo transgressor. Aqui, cabe uma boa dose de profissionalismo para canalizar esses impulsos.
Analisando um pouco mais a fundo essa mistura, conclui que o “profissionalismo original” ou a “originalidade profissional” é um grande passo para algo que as companhias buscam desesperadamente hoje em dia: inovação. Mas porque esse conceito tem tanto valor?
O raciocínio é bem simples: pensem três coisas completamente novas que ainda poderiam ser inventadas. Difícil, não? O Homem evoluiu tanto que criou praticamente tudo. Muito do que é “novo” hoje nada mais é do que uma releitura de algo criado no passado. Essa dificuldade faz com que as empresas busquem não somente ideias novas, mas principalmente novas formas de se executar processos antigos, que otimizem e gerem melhores resultados.
Estamos vivendo a Era do conhecimento, onde se fala muito no valor das ideias. O nosso potencial inovador está em jogo todo dia, toda hora. Acredito que dentre os inúmeros conselhos que pensei em dizer para o meu amigo, não fiz uma escolha tão ruim assim.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...