Será que você merece um aumento salarial?

sábado, 30 de julho de 2011


Aumento salarial é um assunto delicado e muito se comenta sobre ele nos corredores das empresas, no futebol, no churrasco do fim de semana ou nos happy hoursA maioria das pessoas julga-se merecedora de um salário melhor, acha que trabalha demais pelo que ganha ou que deveria receber mais porque já trabalha na empresa há um certo tempo. Certamente você já ouviu alguma conversa desse tipo. Se não ouviu, ainda vai ouvir.
Em empresas grandes ou bem organizadas e administradas, que possuem planos de cargos e salários, a remuneração é encaixada em uma faixa para o cargo ocupado e, teoricamente, basta seguir as regras do jogo e fazer bem o trabalho para ser recompensado por isso. Essas empresas, geralmente, possuem indicadores de desempenho e os empregados são constantemente analisados e avaliados.
Embora isso exista, não é a realidade na maioria das médias, pequenas e micro empresas. Em muitas delas. para conseguir um aumento é preciso passar pelo difícil teste do pedido de aumento. Por isso, destaco seis importantes critérios de auto-análise que ajudam na elaboração dos argumentos e que respondem para você, se merece ou não ir em busca desse aumento:
  • Performance – Nos projetos em que participou o resultado foi excelente? Seu desempenho e o rendimento foram acima da média? Se a resposta para essas perguntas for sim, você já deu um grande passo, pois é muito difícil ter resultados e rendimento acima da média. As empresas esperam sempre que o saldo seja positivo e que as coisas funcionem corretamente. Conseguir isso da maneira normal, analisando-se isoladamente, não é mérito e sim obrigação de um bom profissional.
  • Visibilidade – O marketing pessoal dentro de uma empresa é muito importante. Manter a reputação de bom empregado e ser visto como tal é fundamental para o reconhecimento e crescimento de um profissional. Por isso é preciso mostrar trabalho, mas sempre de maneira digna e ética. Ser o exemplo é sempre a melhor maneira de tornar-se referência e conquistar admiração. Isso, consequentemente, gera visibilidade e se o trabalho for bem executado, você será bem visto.
  • Educação pessoal – Educação no falar, no ouvir, em escrever e em se portar. O respeitopelos que estão ao seu redor é facilmente observado no dia a dia e fica fácil enxergar os mau educados com o passar do tempo. Por melhor que seja seu trabalho, ele pode ser prejudicado por sua má educação ou pelos seus maus modos. Ter empregados educados em uma equipe melhora o ambiente de trabalho e proporciona bem estar a todos.
  • Formação acadêmica – Não considero a formação acadêmica o principal critério de avaliação, mas com certeza representa um importante ponto de análise em um aumento salarial. Ter profissionais estacionados, que não buscam aperfeiçoamento profissional e acadêmico não é vantagem para nenhuma empresa. A busca por um curso, uma pós graduação ou um mestrado pode ser bem vista e reverter positivamente na hora de receber um aumento de salário. Busque sempre competitividade aperfeiçoamento.
  • Desenvolvimento profissional – Por último, considero que o desenvolvimento profissional dentro da organização, como um todo, deve ser analisado. O que aprendeu, os problemas que resolveu, o que inovou e como contribui para o crescimento da organização. Essa análise pode refletir em ótimos argumentos para a conversa e para o pedido de aumento.
  • Valor de mercado – Você sabe quanto os profissionais da sua área de atuação estão recebendo no mercado? Se não sabe, busque saber para que o pedido de salário seja consistente e para que tenha resposta para a pergunta: quanto você acha que deveria ganhar? Se já recebe acima do teto, será muito difícil receber mais.
Após analisar esses itens é possível ter uma idéia se você merece ou não um aumento de salário. Merecer não representa uma certeza que isso vá acontecer, pois não analisamos outros fatores, como benefícios recebidos, situação financeira da empresa e políticas internas adotadas. Também deixamos de lado toda a sua relação com a empresa e o tempo de serviço, que podem influenciar muito na hora de pedir e receber.

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