Chás que aquecem e mantém a boa forma

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nada como uma bebida quente para aquecer o corpo na estação mais fria do ano.
No inverno é natural ficarmos mais acolhidos. Com o friozinho, os hábitos alimentares se diferem do que comemos durante o verão e acabamos optando geralmente por alimentos mais ricos em gorduras e calorias.
Segundo a doutora Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, a mudança de hábito alimentar e o aumento de apetite que sentimos nos dias mais frios estão relacionados com a necessidade do organismo de se adaptar à temperatura ambiente. “No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de sucos, frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo”, explica.
Contudo, os estudos destacam que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida. Muitas pessoas buscam na comida quente, e quase sempre mais calórica do outono-inverno, aconchego e prazer. “Por isso é natural o desejo incontrolável por pães, bolos e massas quentinhos, fondues, chocolate quente, capuccinos, vinhos, entre outras delícias altamente calóricas”, comenta Andrea.
Uma ótima dica para substituir as bebidas calóricas e esquentar o corpo sem culpa são os chás à base de Camellia sinensis (chá verde, branco, vermelho e amarelo) e Hibiscus, que já fazem o maior sucesso durante o verão quando são consumidos gelados. No inverno, esses chás ficam deliciosos quando preparados com água quente, principalmente se forem utilizadas as versões em pó solúveis que além de serem mais gostosas e práticas (instantâneas), são ricas em antioxidantes e ajudam a manter a forma.
“Esses chás são aliados da saúde em qualquer época do ano. Mas no inverno, quando tendemos a ingerir mais calorias, eles são uma ótima alternativa”, afirma.
De baixa caloria, os chás com Camellia sinensis e Hibiscus ajudam no controle do peso por possuírem substâncias com ação termogênica. Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde geral, inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas.
A especialista ainda faz um alerta. “As atividades físicas não devem ser suspensas por conta do frio”, finaliza.

Dicas para o consumo
Os Chás Verde, Branco, Vermelho, Amarelo e de Hibiscus nas versões em pó, solúveis em água, podem ganhar no inverno ingredientes aromáticos como cravo, canela, raspas de limão, laranja e gengibre.
Durante o seu preparo, não se deve ferver a água. A sugestão é apenas esquentá-la com os ingredientes aromáticos, coar com o auxílio de uma peneira e, só depois, acrescentar o pó.
Essa bebida pode ser consumida a qualquer hora do dia, contudo, recomenda-se que pessoas com distúrbios do sono evitem o consumo dos chás de Camellia sinensis à noite, pois possuem cafeína em sua composição.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...