Quanto custa trabalhar como taxista?

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um taxi em São Paulo, pode custar cerca de R$ 80 mil.



Em Nova York, licença ultrapassa R$ 700 mil.



O mercado de táxi a cada ano se torna uma saída mais atrativa na luta contra o desemprego, mas muitos interessados não conhecem as oportunidades disponíveis em São Paulo para ingressar na profissão.  Como autônomo, frotista ou preposto, o futuro taxista precisará estudar bem as possibilidades e os investimentos necessários para não errar na escolha.Na cidade de São Paulo, o candidato a motorista pode encontrar três maneiras de ingressar na atividade. Para trabalhar como taxista autônomo é preciso investir alto. Segundo Ricardo Auriemma, presidente da ADETAX (Associação das Empresas de Taxis de Frota de São Paulo), o taxista necessita adquirir um veículo, que custa aproximadamente R$ 25 mil (considerando um veículo popular 1.0 novo), e o alvará. “O alvará só é conseguido através de transferência entre as partes interessadas, que são o taxista que quer desistir da praça e o taxista que quer entrar. Habitualmente, o taxista que quer sair da praça acaba pedindo um valor pela transferência do alvará. Esta "venda" quase sempre é intermediada por lojistas. A Prefeitura cobra apenas uma taxa de cerca de cerca de R$ 300,00 pela transferência. “E isso acontece em praticamente todo lugar do mundo. A “lei” da oferta e da procura determina o valor. Os taxistas mais antigos podem confirmar que no final dos anos 80, o alvará não tinha valor. Com o desemprego e a busca por alternativas, muitas pessoas se interessaram pelo setor de taxis e com isso, o valor do alvará no Município de São Paulo atingiu este valor” completou Auriemma As outras duas opções não implicam na compra do carro próprio e do alvará. As empresas de frota se tornam a principal escolha a este motorista que não deseja investir na compra de um taxi. Desde 1969, as frotas oferecem vagas de trabalho a taxistas de todas as faixas etárias, concedendo-lhes carros por 24hs, flexibilidade de horário e benefícios como manutenção gratuita do carro, curso de inglês, plano de saúde e odontológico em parceria com o sindicato, seguro de vida, entre outros. Além disso, as empresas de frota não cobram a diária nos domingos e feriados .Em 2004, como prova de uma boa alternativa de iniciar na profissão, a Adetax registrou um aumento na procura por vagas de trabalho 15% maior do que a registrada até setembro do ano anterior. Segundo Ricardo Auriemma, os benefícios oferecidos ao motorista por empresas de frota são o grande o atrativo para este aumento, além da isenção de qualquer investimento. “Em 2007 o crescimento foi ainda maior. Aproximadamente 20%”, afirma. E em 2009, atingiu-se o pico, com praticamente todos os taxis trabalhando. A ADETAX AFIRMA QUE EXISTE UMA EVENTUAL DEMORA PARA CONSEGUIR UM TAXI DE FROTA PARA TRABALHAR.  Isto acontece porque o nº de alvarás das frotas diminuiu desde 2003, quando a Prefeitura na época do PT, retirou 700 alvarás das frotas para sortear entre taxistas que trabalhavam nas frotas em 11 de junho de 2002. ENTÃO TEMOS MENOS ALVARÁS QUE HÁ 6 ANOS E A DEMANDA DE TAXISTAS CRESCEU MUITO. RESULTADO, FALTA DE VAGAS.



A terceira opção é como taxista preposto. Esta modalidade é mais parecida com o serviço prestado pelas frotas, mas com algumas ressalvas. O motorista preposto “aluga” um carro de um taxista autônomo e divide todas as despesas do carro. Mas esta opção não tem regras definidas e acaba causando normalmente muita confusão entre as partes, pois o cancelamento do contrato entre as duas partes pode acontecer a qualquer momento.



No mundo
São Paulo, Paris, Nova York, Londres são grandes centros empresariais e culturais do mundo, onde o táxi é o meio de transporte mais procurado por empresários, turistas e habitantes destas metrópoles, além de ser um serviço mais seguro e confortável. De acordo com a Agência Reuters, em meados de outubro de 2004, Mahammer Shah, de 44 anos, desembolsou US$ 360 mil para adquirir a permissão para guiar pelas ruas de Nova York, no Estado Unidos. O preço oferecido pelo motorista, em um leilão, é um dos mais altos da história e prova que o mercado é concorrido, porém caro nos Estados Unidos. Atualmente, a cidade de Nova York conta com 12.487 taxistas. “Já a cidade de São Paulo atualmente conta com 32.766 táxis, entre autônomos, prepostos e de frota”, finaliza Auriemma. 
Confira abaixo o custo para adquirir um alvará em algumas cidades brasileiras:



dados de 2004



CIDADE VALOR DO ALVARÁ      Nº DE TAXIS
BELÉM DO PARÁ R$ 20.000,00        3.000
BELO HORIZONTE R$ 65.000,00      8.500
RIO DE JANEIRO R$ 60.000,00         32.000
PORTO ALEGRE   R$100.000,00       5.500

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