E o longo prazo, como vai?

sábado, 30 de julho de 2011



A Geração Y é rotulada como imediatista e ansiosa. De vez em quando realmente somos, o que é um grande atrativo para as empresas que buscam agilidade e resultados rápidos, mas e o longo prazo? A primeira pergunta que quero fazer é: você consegue executar um projeto de longo prazo?
Alguns discursos comuns que vejo da nossa geração são do tipo “Em um ano e meio, no máximo dois anos, ou sou promovido ou mudo de empresa” ou então “Ano que vem quero viajar para o lugar tal”. De fato, ascender rapidamente na carreira ou fazer um plano de curto prazo é muito bom, porque você tem o resultado ali na sua frente, mas agora faço uma segunda pergunta: a satisfação de um resultado de curto prazo é a mesma de algo que demorou muito mais tempo?
Lembro-me quando estagiava, o quanto foi bom realizar as ações anuais no segundo ano de estágio. Eu já tinha feito no ano anterior, então tinha uma bagagem de como as coisas funcionavam e pude pensar em soluções melhores e antecipar problemas que tinham ocorrido. Era ótimo entrar em uma reunião e dizer “No ano passado foi assim, agora podemos fazer melhor da seguinte maneira…”
Ainda remexendo no meu baú de memórias, constatei algo surpreendente e, embora não tenha nada a ver com o ambiente corporativo, me fez sentir um grande orgulho: eu faço coral há dez anos. Para alguns pode parecer bobagem, mas para mim são anos e anos de experiências e aprendizados que me fazem perceber a grande diferença entre planejar uma viagem em duas semanas e vivenciar os resultados de um projeto que demorou quase metade da minha vida.
Podemos ficar impacientes com projetos demorados, mas façam esse exercício de relembrar suas conquistas de longo prazo e não fiquem limitados a sua carreira. Vai valer a pena perceber o que podemos fazer quando somos menos ansiosos e imediatistas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...