Monitorando uso ao seu nome ou empresa na Internet

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Número de passos: 8

Nenhum de nós têm a capacidade para imaginar o tamanho da internet, principalmente porque o volume de informações criado diariamente nela é cada vez maior. Agora... já pensou se o seu nome tá sendo falado por aí e você nem sabe?

Ao mesmo tempo que a rede criou novos problemas, ela também criou novas soluções. Hoje em dia é muito fácil - além de gratuito - manter um monitoramento contínuo da internet.

Você pode configurar esse serviço para te avisar toda vez que surgir alguma notícia, página da internet, e até citação nas redes sociais que mencionem o seu nome, o nome da sua empresa, do seu filho, da sua esposa, (...) de uma forma muito prática. Saiba como aproveitar esse serviço do Google com esse passo a passo que criamos para você:

Definindo o termo de pesquisa

Passo 1. Entre no site do Google e procure pelo termo que você deseja monitorar. Vale lembrar que, se você quiser usar o seu nome, é recomendável que você o coloque entre aspas (ex: “João da Silva”), evitando assim receber um volume enorme de mensagens que não te interesse.

Acessando a ferramenta de alertas

Passo 2. Ao realizar a pesquisa, clique em Notícias na barra superior do portal de buscas (onde você também pode acessar o Orkut, o Gmail,...).

Passo 3. Na página de notícias, arraste a barra de rolagem para o fim da página e clique no link descrito como “Criar um alerta de e-mail para "sua pesquisa"”.

Configurando o serviço

Passo 4. Ao abrir a página do Google Alerta, especifique o tipo de pesquisa que você deseja monitorar.

É possível definir que o Google para que monitore todo o seu banco de dados e te avise sobre qualquer menção selecionando a opção Tudo; ou especificar se você deseja ser avisado apenas quando a pesquisa for mencionada em Notícias (jornais), Blogs, Atualizações (redes sociais), Vídeos (YouTube e Google Videos), ou Discussões (grupos de discussão).

Passo 5. Selecione a frequencia dos e-mail enviados, no caso de haver algo de novo no termo que você decidiu monitorar.

Passo 6. Selecione o volume dos resultados. Se o termo que você pesquisar for bastante popular (no caso da sua empresa ou de você ser famoso, por exemplo), é interessante manter a opção Somente os melhores resultados. Caso contrário, selecione Todos os resultados.

Passo 7. Informe a sua preferência para ser notificado. Você pode configurar para receber as mensangens no seu e-mail Google ou para criar um feed de notícias, que será atualizado a cada nova menção. Neste caso, use o Google Reader para visualizar as notícias.

Passo 8. Clique em criar alerta.

Pronto! Seu alerta já está configurado, e você será avisado sempre que mencionarem o seu nome, o nome da sua empresa ou o termo que você preferiu monitorar. Para alterar as configurações dos alertas, basta acessar a opção Configurações da Conta na barra superior do Google e escolher a opção Gerenciar em Alertas.


 

____________________________________________________________________________________________________
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas e seu teor é dirigido apenas para conhecimento do seu destinatário. Caso não seja o destinatário desta mensagem ou se lhe foi enviada por engano, solicitamos a gentileza de notificar o remetente e eliminá-la juntamente com os seus anexos imediatamente. A utilização indevida do conteúdo desta mensagem ou de seus anexos e a divulgação a quaisquer terceiros é expressamente proibida e punida pela legislação vigente.

This message may contain confidential or privileged information and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient of this message, please telephone or email the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this e-mail and its associated attachments is strictly prohibited and may be subject to the penalties of law.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...