Dicas para iniciar como líder

terça-feira, 17 de maio de 2011


Tenho recebido emails de jovens em início de carreira que estão agora vivenciando o primeiro desafio de liderança de equipe. Muitos apavorados pois leram livros, textos, etc… e parece muito complicado liderar uma equipe. Outros tentaram pela intuição e encontraram dificuldades, e apelaram para esses manuais de gerenciamento e liderança e se afogaram em “101 ações para gerenciar equipes”, ou “50 dicas infalíveis”. Tenham calma. Vou passar aqui minha humilde opinião, e não é baseada em estudos científicos, mas baseada em minha formação, observação e experiência.
A meu ver não vale a pena se basear em 101 dicas ou coisas do tipo. Se você tentar fazer 50 ou 101 coisas ao mesmo tempo, ficará perdido. O meu conselho é: SEJA SIMPLES.  Acredite em seu potencial, pois você sabe o quanto ralou para chegar até aí, e aqueles que estão numa fase de carreira mais avançada que a sua também são de carne e osso e passaram os mesmos desafios que você, então tenha confiança que você vai aprender. Em vez de 50 ou 101 pontos, se você está começando agora uma experiência de liderança, sugiro prestar atenção em três pontos tão somente, depois vá se aprofundando mais. Busque formação, aprofunde, mas comece com um passo de cada vez.  Os três pontos que sugiro atenção são:
  1. Cuide das pessoas como você gostaria que cuidassem de você. Não falo de boca pra fora, mas cuide genuinamente do desenvolvimento daqueles que estão em sua equipe. Veja o que precisam desenvolver técnica e gerencialmente, e esteja presente para dar o suporte necessário a este desenvolvimento. Cuidar não significa agradar sempre. Significa estar junto, mas fazer o correto, e dar as pessoas o que elas precisam realmente para crescer, nem sempre o que elas pedem. Não delegue desenvolvimento para o RH. A responsabilidade é sua como gestor, pois os ônus ou bônus de uma equipe motivada e competente ou ao contrário serão seus, não do RH.
  2. Comunicação. Uma das tarefas mais importantes de um líder é a comunicação clara, objetiva e constante para cima, para baixo e para os lados. Tenha claro quais os objetivos de sua área, deixe claro para cada colaborador qual a expectativa que tem do trabalho de cada um, combine as regras antes, dê feedback, não hesite em assumir erros e comunicar mudanças, comemore e comunique as vitórias parciais, gaste tempo com uma comunicação bem feita sempre. A comunicação é uma grande aliada.
  3. Organização / Resultados – crie um sistema organizado de acompanhar as atividades de sua equipe. Foque sua gestão nos resultados.  Deixe claro as metas do grupo, e mais ainda, as metas individuais. Crie um sistema de acompanhamento periódico desses resultados, com plano de ação para os desvios, e mais importante, cobre e de suporte para que as ações desses planos sejam efetivadas, para que os desvios sejam tratados e que os resultados apareçam.
Sem explicar demais, o que coloquei aqui não são 50 dicas para ser um gerente ou líder, o que as vezes assusta os iniciantes, mas apenas três pontos que acho que ajudam no começo. Se você realmente cuidar das pessoas que estão com você, tiver um sistema  organizado bem voltado para resultados, e comunicar sempre com clareza, tenha certeza que seu dia a dia como líder vai começar a fluir melhor. Suficiente? Talvez não. Daí você terá tempo de se aprofundar e se aperfeiçoar. Mas sempre lembrando: seja simples!
Qual sua opinião?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...