1- Planejar é fundamental
Assim como você vai planejar o crescimento de sua empresa, o dia-a-dia nas vendas deve ser organizado. Uma agenda é fundamental para guardar contatos de compradores e marcar compromissos. Se você vai fazer visitas, é preciso pesquisar antes qual o perfil dos clientes que mais podem se interessar por seus produtos.
“Não pense que se planejar é se prender a registros. Você precisa mapear as oportunidades, descobrir que tipo de público pode comprar seu produto”, explicou Marcelo Ortega.
“Não pense que se planejar é se prender a registros. Você precisa mapear as oportunidades, descobrir que tipo de público pode comprar seu produto”, explicou Marcelo Ortega.
2- Conheça o produto
Conhecer bem o produto é uma forma de assegurar ao cliente da qualidade e do que ele pode oferecer. “Você deve dominar todos os aspectos do produto, até mesmo os técnicos. O importante é conseguir responder a todas as perguntas do cliente”, relatou João Abdalla Neto.
3- Confie no produtoConfiar no que você está vendendo é importante porque faz com que os clientes passem a se sentir seguros em relação ao que estão comprando. “Coloque-se no lugar do cliente. Você compraria esse produto? É muito complicado vender algo que não se tem confiança”, disse o consultor do Sebrae.
“O cliente percebe o seu entusiasmo. Quanto mais você acredita no produto, mais o comprador é conquistado”, disse Marcelo Ortega.
“O cliente percebe o seu entusiasmo. Quanto mais você acredita no produto, mais o comprador é conquistado”, disse Marcelo Ortega.
4- Não embosque o clienteÉ muito desagradável entrar numa loja e se sentir acuado pelo vendedor. Não repita este erro, deixe o cliente se sentir confortável em sua loja. “Você deve se mostrar disponível para atender sem que o comprador se sinta vigiado”, explicou Abdalla Neto.O segundo passo é ouvir atentamente o que o cliente deseja, sem pressa. “Seja simpático e atencioso, deixe que ele fale a maior parte do tempo para que você saiba exatamente o que o cliente quer. Controle a ansiedade e mantenha a calma se receber um não”, aconselhou Ortega.
“Um mau atendimento espanta mais clientes que um preço alto. Não tenha pressa em atender, seja descontraído. Só tenha cuidado para não ser muito informal, chamar o cliente de ‘querido’”, alertou João Abdalla Neto.
“Um mau atendimento espanta mais clientes que um preço alto. Não tenha pressa em atender, seja descontraído. Só tenha cuidado para não ser muito informal, chamar o cliente de ‘querido’”, alertou João Abdalla Neto.
5- Recomende, não empurreOs clientes estão cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro. Tentar empurrar o produto mais caro, ou que não atende completamente as necessidades do comprador é perda de tempo.“Atualmente, o vendedor deve se portar como um consultor. O cliente diz o que precisa e ele apresenta as melhores opções para atender os desejos do comprador”, declarou João Abdalla Neto.
“Você não deve ter medo de perguntar ao cliente o que ele quer. Vendedor que supõe ao invés de perguntar não se dá bem”, disse Marcelo Ortega.
“Você não deve ter medo de perguntar ao cliente o que ele quer. Vendedor que supõe ao invés de perguntar não se dá bem”, disse Marcelo Ortega.
6- Fale dos benefícios, não do produto
Uma ótima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao comprar o produto. “Foque nos benefícios. Diga quais as características do produto, mas deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar comprando sua mercadoria”, explicou Ortega.
Uma ótima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao comprar o produto. “Foque nos benefícios. Diga quais as características do produto, mas deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar comprando sua mercadoria”, explicou Ortega.
7- Clientes difíceis são uma exceção
É claro que você vai se deparar com clientes difíceis de agradar, exigentes, pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção à regra. “O cliente cricri é um caso único. O jeito é respirar fundo, manter a calma e ir em frente, sem perder a paciência”, explicou Ortega.
É claro que você vai se deparar com clientes difíceis de agradar, exigentes, pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção à regra. “O cliente cricri é um caso único. O jeito é respirar fundo, manter a calma e ir em frente, sem perder a paciência”, explicou Ortega.
8- Acredite no pós-vendaTer uma ficha cadastral de seus clientes ajuda a criar uma boa relação e fazer com que eles voltem a comprar. “Montar um banco de dados e ligar no aniversário dos clientes, avisar quando novos produtos chegarem, ou quando começa a liquidação é uma forma simpática de não abandonar o cliente e o atrair mais uma vez para a sua loja”, disse João Abdalla Neto.
“Depois de um tempo, ligue para o cliente e pergunte o que ele está achando do produto. E se for fazer uma campanha, foque no cliente e não em que nunca comprou nada em sua loja”, aconselhou Ortega.
“Depois de um tempo, ligue para o cliente e pergunte o que ele está achando do produto. E se for fazer uma campanha, foque no cliente e não em que nunca comprou nada em sua loja”, aconselhou Ortega.
9- Estude sempre Atualização é essencial para se manter a par das novidades no mercado e dos novos perfis de clientes. “A maior parte dos produtos fica obsoleta rapidamente, você deve saber o que há de novo no mercado e o que vai chegar”, disse Abdalla Neto
Além disso, é preciso sempre estar de olho no que faz a concorrência. “Monitore constantemente a concorrência para descobrir o que eles oferecem de diferente, de bom, de novo”, explicou o consultor do Sebrae.
10- Confie no seu tacoConfiança é fundamental. “Acredite em você e na sua capacidade de vender”, aconselhou Abdalla Neto. “Só tenha cuidado para não deixar que muita confiança o torne arrogante”, alertou o consultor.
Finalmente, não desista! “É fácil colocar a culpa nos preços, no mercado, na recessão, mas isso não deve desanimar o bom vendedor. Diante dessas dificuldades é que se pode exercitar a perseverança”, declarou João Abdalla Neto.
Finalmente, não desista! “É fácil colocar a culpa nos preços, no mercado, na recessão, mas isso não deve desanimar o bom vendedor. Diante dessas dificuldades é que se pode exercitar a perseverança”, declarou João Abdalla Neto.
por: Lucas Alves
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