O aneurisma é uma doença silenciosa e de graves complicações, mas atualmente existem várias técnicas de tratamento.
O aneurisma é uma dilatação que pode acontecer na parede do vaso sanguíneo, devido à perda de elasticidade da parede, podendo levar a uma ruptura desta. Ele pode ser inflamatório, traumático, congênito ou degenerativo, e mais frequentemente acontece na aorta e nos vasos sanguíneos do cérebro.
Os aneurismas podem ter tamanhos variados, indo de poucos milímetros a alguns centímetros. A gravidade varia conforme o tamanho, assim como a probabilidade de ruptura, além do local acometido.
O grande perigo desta patologia é quando acontece o rompimento, situação na qual o paciente deve ser levado com urgência ao hospital. Se for um aneurisma cerebral, pode acarretar em um acidente vascular cerebral, enquanto nos casos de aneurisma da aorta, que é mais comum nos homens, pode haver embolia arterial e trombose aguda, entre outras complicações.
Fatores de risco
Alguns dos fatores de risco para o surgimento do aneurisma são:
- Histórico familiar (possuir algum parente que tenha sido acometido pelo aneurisma)
- Obesidade
- Idade avançada
- Fumo
- Colesterol alto e arteriosclerose
- Hipertensão
- Diabetes
Sintomas
Normalmente, o aneurisma é assintomático, exceto nos casos em que o crescimento dele é bastante rápido, causando dor intensa no peito, agitação e hipotensão. Quando começam as complicações, geralmente no rompimento dos vasos, a pessoa acometida pode sentir uma forte dor de cabeça, além da perda da consciência, vômito e perdas progressivas na visão. Outros sintomas comuns são hemorragia interna e convulsões.
Tratamento
Antes do rompimento, os aneurismas podem ser identificados através de exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia cerebral, ultrassonografia e radiografia do abdome.
Os métodos para combater o aneurisma têm evoluído bastante, e atualmente existem algumas formas de tratamento, que variam conforme o quadro do paciente. Dentre elas, se destacam os tratamentos:
- Clínico
- Cirúrgico
Consiste na exclusão do segmento do vaso sanguíneo afetado, que é substituído por uma ponte artificial, de tecido sintético. No aneurisma cerebral, pode ser colocado um clipe metálico entre o local do aneurisma e o vaso normal, evitando o fluxo de sangue para a veia afetada.
- Endovascular
Esta técnica é baseada na introdução de um pequeno cateter através da artéria femoral, que fica na virilha, que auxilia na exclusão circulatória do saco aneurismático.
0 comentários:
Postar um comentário