Brasileiro fez um suporte extra-oficial de tradução para o português do Siri do iPhone 4S

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

 

Quando foi lançado no Brasil, o iPhone 4S veio sem suporte ao português para o assistente virtual Siri, um dos seus principais atrativos. Embora oficialmente somente estejam incluídos os idiomas inglês, alemão e francês, o aparelho ganhou hoje suporte extraoficial para o português graças a um jovem programador brasileiro, Pedro Franceschi.

Franceschi desenvolve para a plataforma iOS já há algum tempo, apesar de ter apenas 15 anos. O rapaz conseguiu o feito a custo de muita engenharia reversa e cálculos matemáticos. Para tanto, ele usou APIs do aplicativo Dragon Dictation (que reconhece muito bem o português) para passar o áudio capturado pelo iPhone para texto.

O processo é o seguinte: o texto é traduzido para inglês e passado para o formato de áudio novamente, para que o Siri possa compreender; o áudio, por sua vez, é enviado aos servidores do Siri na Apple por meio de um proxy; finalmente, o iPhone recebe a resposta em texto em inglês, que é traduzida de volta para o português e exibida na tela.

 


 

____________________________________________________________________________________________________
Esta mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais ou privilegiadas e seu teor é dirigido apenas para conhecimento do seu destinatário. Caso não seja o destinatário desta mensagem ou se lhe foi enviada por engano, solicitamos a gentileza de notificar o remetente e eliminá-la juntamente com os seus anexos imediatamente. A utilização indevida do conteúdo desta mensagem ou de seus anexos e a divulgação a quaisquer terceiros é expressamente proibida e punida pela legislação vigente.

This message may contain confidential or privileged information and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. If you are not the intended recipient of this message, please telephone or email the sender and delete this message and any attachment from your system. Unauthorized publication, use, dissemination, forwarding, printing or copying of this e-mail and its associated attachments is strictly prohibited and may be subject to the penalties of law.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Suando a Gravata! | by TNB ©2010
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...